Infelizmente, muitos smartphones podem apresentar problemas em seu alto falante Motorola, mesmo sendo uma das marcas mais expressivas do mercado.
No entanto, os danos no alto falante fazem com que o aparelho tenha o seu uso bem comprometido: as chamadas são prejudicadas, porque não dá para ouvir o que a outra pessoa fala e essa é apenas uma das consequências.
É difícil dizer quais são as razões pelas quais o alto falante Motorola pode quebrar, mas algumas delas são a entrada de água, de poeira ou até mesmo danos da própria fabricação.
Como saber se o alto falante Motorola está danificado?
Um teste simples para saber se o alto falante está danificado ou não, é colocando algum arquivo que contém áudio para reproduzir, podendo ser uma música, uma mensagem de voz ou até mesmo um vídeo: tudo isso tem som e poderá indicar com clareza se o alto falante Motorola está funcionando bem ou não.
Também é indicado pedir para alguém fazer uma ligação para o seu aparelho ou, até mesmo, colocar a função despertador, para fazer a verificação. Apesar do teste usando o despertador ser eficiente, o melhor é tentar mesmo fazer alguma ligação. Para evitar situações constrangedoras, é só comunicar a pessoa que se está tentando descobrir se o alto falante funciona e que, talvez, você não ouça o que a outra parte vai falar.
É possível fazer apenas o conserto do alto falante?
Sim, é possível fazer a manutenção somente do alto falante, sem precisar mexer no restante do aparelho. Por isso, não será preciso gastar muito mais do que o necessário para que você faça o conserto de celular para ter o seu Motorola como novo.
Caso os fios do alto falante estejam rompidos, o técnico pode fazer a sua troca em pouco tempo e com material bem resistente. Contudo, isso pode nem ser necessário: há casos em que o alto falante do Motorola está com defeito somente porque há alguma sujeira.
O alto falante faz parte das peças internas do aparelho e não pode ser vista sem que o equipamento seja aberto. É por causa disso que não se deve tentar fazer nenhum reparo por conta própria.
Sempre que você achar que o alto falante Motorola não está funcionando corretamente, vá em busca de uma assistência técnica que tenha boa reputação e experiência com a marca do seu aparelho.
Não importa se é o caso de trocar fios rompidos ou de fazer uma limpeza básica: o ato de abrir o smartphone da Motorola para fazer essas coisas pode causar danos irreparáveis se não for feito por um especialista em eletrônica.
Nas assistências técnicas são feitos diversos testes e análises para identificar as causas do problema e o que realmente está apresentando defeito. Com o suporte de especialistas com conhecimento dos técnicos, são grandes as chances do alto falante voltar a funcionar perfeitamente.
Nem tente consertar o aparelho sozinho: leve seu smartphone Motorola à uma assistência o quanto antes para que ele tenha uma manutenção adequada, com segurança e feita por uma boa equipe capacitada.